

Conclusão, apresentação e defesa do Trabalho de Investigação mediante exposição pública efetuada perante o tribunal correspondente e desenvolvido no âmbito da obtenção do Diploma de Estudos Avançados DEA (Suficiência Investigadora) correspondente ao 2º ano do Curso de Doutoramento EL DIBUJO Y SUS TÉCNICAS DE EXPRESIÓN pela Facultad de Bellas-Artes de San Carlos de la Universitat Politécnica de Valencia, 2008/2009.
Título de Especialista Universitário em EL DIBUJO Y SUS TÉCNICAS DE EXPRESIÓN pela Facultad de Bellas-Artes de San Carlos de la Universitat Politécnica de Valencia, España, 2008/2009.
Eanes, G. (2022). Integração Multimodal: Interacção Humano-Computador em Sistemas de Processamento de Informação. (1°ed.). Ed. Geraldo. ISBN 978-989-33-3696-0.
Este trabalho de investigação situa-se na fronteira da arte interactiva, que integra vida artificial e vida real, por meio da interacção humano-computador.
Pretende explorar, aprofundar e clarificar a articulação audiovisual em termos criativos e operativos, de maneira a estabelecer uma estrutura que descreva a lógica da integração multimodal, considerando a ferramenta interactiva como central em todo este aparelho.
Tese de Doutoramento para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do Grau de Doutor do Curso de Doutoramento EL DIBUJO Y SUS TÉCNICAS DE EXPRESIÓN pela Facultad de Bellas-Artes de San Carlos de la Universitat Politécnica de Valencia, 2007/2013
Eanes, G. (2022). New Media Art: Taxonomia de las Prácticas Artísticas en el Contexto de las Tecnologías Digitales. (1°ed.). Ed. Geraldo. ISBN 978-989-33-3701-1.
A presente investigação corresponde a uma análise das práticas artísticas mais significativas da arte electrónica com o propósito de encontrar possíveis convergências entre elas no contexto das tecnologias digitais. Propõe-se como objectivo principal proporcionar um marco de reflexão que analise a natureza destas práticas ar tísticas com o fim de encontrar os seus possíveis vínculos formais, tecnológicos, estéticos e funcionais.
O trabalho estrutura-se em duas partes. A primeira oferece um marco teórico sobre o carácter multidisciplinar dos Media Arte, através de uma classificação de dezasseis campos de investigação vinculados à arte electrónica que analisam pormenorizadamente os aspectos constitutivos destes.
A segunda parte do estudo, de carácter eminentemente prático, fundamenta-se num trabalho de campo que tem como resultado a construção de um mapa taxonómico onde se apresentam as inter-relações entre estas práticas artísticas com o fim de detectar campos convergentes ou divergentes que permitam definir de uma maneira mais exaustiva (que a realizada até ao momento), o alcance destas práticas e dos seus correspondentes artistas.
Este trabalho de investigação tenta demonstrar a convergência e divergência existente entre as diferentes práticas artísticas que conformam a arte electrónica, tendo em conta as diferentes catalogações de museus e centros de Media Arte, festivais de ar te electrónica e instituições relacionadas com a temática da tese, com o objectivo de estabelecer estatísticas (campos de acção, utilização de meios, etc.) que permitam uma análise mais profunda das mesmas.